Nos últimos dias muito tem se falado sobre produtos Cruelty Free, empresas cada vez mais se posicionando informando que possuem o selo Cruelty Free, abaixo assinados rolando por toda a internet para que se aprove a lei que proíbe testes em animais aqui no Brasil e no instagram tem se falado ainda mais sobre empresas usando o selo irregularmente ou se posicionando como empresa Cruelty Free de forma errada.
Mas o que significa o termo Cruelty Free? O que significa o selo Cruelty Free nos produtos? Qual a diferença entre Cruelty Free e Vegan? Vem comigo que vou tirar todas as suas dúvidas nesse post.
Cruelty Free
Cruelty Free significa "livre de crueldade", ou seja, são produtos que não são testados em animais. Os animais são usados como cobaias para testar qualquer tipo de reação que o produto possa causar em um humano.
Atualmente está cada vez mais em alta a busca por produtos Cruelty Free, os consumidores estão mais conscientes da exploração animal e vem buscando produtos e empresas que aboliram os testes em animais, mas aí encontramos também empresas que fazem o uso indevido do selo, que afirmam que o produto é livre de crueldade mas usa matéria prima testada em animais.
Mas e o termo Vegan?
Vegan é quando além de não testar os produtos em animais, na formulação do produto também não se usa nenhum produto de origem animal.
Ou seja, todo produto Vegan será Cruelty Free, mas infelizmente nem todo produto Cruelty Free é Vegan.
O que é preciso para uma marca ter o selo Cruelty Free/Vegan?
Primeiro de tudo 100% do processo de produção do produto não pode ser realizado nenhum tipo de teste em qualquer animal.
A empresa precisa de um controle rigoroso com 100% de certeza que nenhuma matéria prima dos fornecedores seja testada em animais ou seja de origem animal.
A empresa também não pode fazer parte de um grupo com outras empresas que não sejam Cruelty Free/ Vegan e nem entrelaçar seu nome a eventos que usam animais para qualquer fim, como por exemplo desfiles de moda onde as peças tenham qualquer ingrediente animal.
Resumindo, nenhum tipo de exploração animal, nem por parte da empresa e nem por terceiros em seu nome.
Nenhum comentário:
Postar um comentário